fbpx

Influência da ação integrativa da Ozonioterapia na harmonização orofacial

Influência da ação integrativa da Ozonioterapia na harmonização orofacial

Influência da ação integrativa da Ozonioterapia na harmonização orofacial

O ozônio possui ação direta no alívio de dores, além de aumentar a capacidade do sistema imunológico frente aos agentes patológicos que causam o processo inflamatório, incentivando o organismo a combater fungos e vírus, matando as células infectadas.

O ozônio age sobre bactérias gram positivas e gram negativas atuando diretamente nos ácidos graxos da membrana celular bacteriana, causando uma permeabilidade significativa, reduzindo suas funções ao oxidar proteínas, enzimas, RNA e DNA, causando a morte bacteriana.

Ao reconhecer as inúmeras ações do ozônio para tratar inflamações e infecções, a Ozonioterapia passou a beneficiar pacientes das áreas de Medicina e de Odontologia. No ano de 2015, o Conselho Federal de Odontologia, por meio da Resolução n° 166, reconheceu e regulamentou o uso do ozônio pelo cirurgião-dentista.

Da Cruz, Albuquerque e Da Costa (2023) conduziram uma revisão abrangente com o objetivo de demonstrar as possibilidades da Ozonioterapia na Harmonização Facial, apresentando uma análise aprofundada dos métodos utilizados para dar uma contribuição significativa à compreensão e ao desenvolvimento do conhecimento.

Seu mecanismo de ação deve-se à grande capacidade oxidativa, podendo ser modulada a partir da cascata dos componentes derivados do ozônio desencadeando as chamadas espécies reativas de oxigênio (ROS) e produtos de oxidação lipídica (LOPs). Os ROS e LOPs agem através da reação com ozônio, ácidos graxos poli-insaturadas e a água presente na camada superior da derme, atuando no processo de reparo celular, além do efeito fungicida e bactericida, auxiliando os métodos convencionais da HOF.

O ozônio vem sendo utilizado de maneira terapêutica desde que foi descoberto, com o intuito de tratar os diversos tipos de doenças, e agora também, para o uso estético, preparando o organismo para o processo de cura e aceitação. A Ozonioterapia tem uma ação bio-oxidante versátil, uma vez que o ozônio pode ser convertido em oxigênio e administrado por meio de um gás dissolvido em água ou óleo, bolsas plásticas, cosméticos, vapor e injeções. O ozônio medicinal tem sido utilizado no campo da harmonização orofacial como uma opção de tratamento complementar.

Benefícios da Ozonioterapia na HOF

Atualmente, tem-se estudado o uso da Ozonioterapia no contexto da harmonização orofacial, uma vez que o gás auxilia na liberação de fatores de crescimento e estimula a regeneração tecidual, possuindo efeito antioxidante, modulador do sistema imunológico, antifúngicos, bactericida, viral e até indução reflexa em liberação de endorfinas que reforçam o mecanismo analgésico diminuindo significativamente a percepção e transmissão de estímulos que causam dor.

A Ozonioterapia possui ação anti-inflamatória, antifúngica, bactericida e viral, auxiliando na oxigenação dos tecidos, melhorando a circulação local onde ocorre a morte celular, podendo auxiliar: contra o envelhecimento da pele, na acne, hipercromia periorbicular, lipólise de papada e nas intercorrências.

Conclusão
Conclui-se, portanto, que a Ozonioterapia é uma alternativa eficaz, rápida e econômica que complementa os procedimentos estéticos na HOF, proporcionando múltiplos benefícios para a saúde do paciente. Contudo, o protocolo terapêutico com ozônio precisa provocar uma oxidação adequada para um bom resultado, sendo necessário dedicação em todo processo de tratamento.

Referência:

DA CRUZ, Adrieny Guerreiro; ALBUQUERQUE, Nizia Maria; DA COSTA, Mariana Carvalho. Influência da ação integrativa da ozonioterapia na harmonização orofacial. Journal of Multidisciplinary Dentistry, v. 13, n. 1, p. 142-8, 2023.

 

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.