fbpx

Massagem desportiva com óleo ozonizado e óleo não ozonizado

massagem desportiva com óleo ozonizado e óleo não ozonizado

A massagem desportiva é uma técnica utilizada por atletas que apresenta grande eficácia na melhora do desempenho em esportes, redução das dores e na prevenção de lesões nos músculos após esforço intenso.

Há evidências de que o ozônio tópico é capaz de melhorar a microcirculação local, aumentar a oxigenação e a capacidade de recuperação do tecido. Em razão disso, surge a hipótese de que o uso de óleos ozonizados na massagem desportiva poderia melhorar o desempenho esportivo e a recuperação após exercícios.

Tendo isso em vista, o estudo de Paoli et. al. (2012) tem como objetivo comparar os efeitos da massagem desportiva com óleo ozonizado e óleo não ozonizado em índices psicofisiológicos no desempenho esportivo de ciclistas amadores após teste de Wingate pré-fadiga e testes de rampa pós-recuperação.

A pesquisa foi realizada com 15 ciclistas amadores que foram submetidos a quatro etapas de treinamento: período de aquecimento, fase de exercícios pré-fatiga (três testes de Wingate), período de recuperação e um teste de rampa. Logo após, foi realizada a massagem desportiva nas pernas dos atletas com cegamento do óleo utilizado, podendo ser ou não ozonizado, enquanto alguns atletas realizaram somente repouso.

Os resultados demonstraram que após o teste de rampa, os atletas que utilizaram óleo ozonizado na massagem desportiva apresentaram menor fadiga p < (0,033), além de significativa diminuição da quantidade de lactato no sangue comparado aos atletas submetidos aos outros métodos.

Os autores concluíram que a aplicação tópica de ozônio, durante a massagem desportiva, parece ser uma forma promissora de reduzir o tempo de recuperação e atenuar a fadiga muscular, devido a efetividade na redução do lactato no sangue, sendo capaz de melhorar a performance esportiva.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Paoli A, Bianco A, Battaglia G, Bellafiore M, Grainer A, Marcolin G, Cardoso CC, Dall’aglio R, Palma A. Sports massage with ozonised oil or non-ozonised oil: Comparative effects on recovery parameters after maximal effort in cyclists. Phys Ther Sport. 2013 Nov;14(4):240-5. doi: 10.1016/j.ptsp.2012.11.004. Epub 2013 Apr 24. PMID: 23623301.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.