fbpx

Prevenção da toxicidade causada por quimioterapia: modulação do estresse oxidativo com Ozonioterapia: uma revisão

Ozonioterapia para prevenção da toxicidade causada por quimioterapia

O câncer é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais, isso acarreta na destruição de tecidos do corpo, sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo. O tratamento desta doença inclui quimioterapia e radioterapia, que promovem diferentes mecanismos para a eliminação das células tumorais com aumento de radicais livres em meio intracelular. No entanto, isto ocasiona estresse oxidativo em células saudáveis, causando toxicidade e danos aos tecidos sadios do indivíduo.

O estudo de Clavo et. al. (2019) tem como objetivo analisar a utilização da ozonioterapia para induzir um estresse oxidativo controlado que estimule uma resposta antioxidante no tecido sadio, prevenindo a toxicidade causada pela quimioterapia no paciente. 

Ao analisar 13 artigos relacionados à avaliação dos parâmetros de estresse oxidativo, com foco principal nas ações dos quimioterápicos Cisplatina, Metotrexato, Doxorrubicina e Bleomicina, foi constatado que a ozonioterapia pode ser uma abordagem promissora para reduzir a toxicidade causada pela quimioterapia. Os resultados dos estudos experimentais e ensaios clínicos relatados na literatura demonstraram que a ozonioterapia promoveu a modulação de radicais livres e antioxidantes. Isso resultou em uma significativa diminuição da toxicidade causada pelos quimioterápicos em comparação com os grupos controle. Esses resultados indicam que a ozonioterapia pode ser uma opção eficaz para tratar a toxicidade relacionada à quimioterapia em pacientes com câncer.

Em suma, os autores concluíram que a ozonioterapia ao induzir um estresse oxidativo controlado é capaz de produzir uma resposta antioxidante no tecido, tendo efeito terapêutico e protegendo o tecido. Há ensaios clínicos randomizados controlados em andamento.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Clavo B, Rodríguez-Esparragón F, Rodríguez-Abreu D, Martínez-Sánchez G, Llontop P, Aguiar-Bujanda D, Fernández-Pérez L, Santana-Rodríguez N. Modulation of Oxidative Stress by Ozone Therapy in the Prevention and Treatment of Chemotherapy-Induced Toxicity: Review and Prospects. Antioxidants (Basel). 2019 Nov 26;8(12):588. doi: 10.3390/antiox8120588. PMID: 31779159; PMCID: PMC6943601.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.