Prevenção da toxicidade causada por quimioterapia: modulação do estresse oxidativo com Ozonioterapia: uma revisão

Ozonioterapia para prevenção da toxicidade causada por quimioterapia

O câncer é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais, isso acarreta na destruição de tecidos do corpo, sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo. O tratamento desta doença inclui quimioterapia e radioterapia, que promovem diferentes mecanismos para a eliminação das células tumorais com aumento de radicais livres em meio intracelular. No entanto, isto ocasiona estresse oxidativo em células saudáveis, causando toxicidade e danos aos tecidos sadios do indivíduo.

O estudo de Clavo et. al. (2019) tem como objetivo analisar a utilização da ozonioterapia para induzir um estresse oxidativo controlado que estimule uma resposta antioxidante no tecido sadio, prevenindo a toxicidade causada pela quimioterapia no paciente. 

Ao analisar 13 artigos relacionados à avaliação dos parâmetros de estresse oxidativo, com foco principal nas ações dos quimioterápicos Cisplatina, Metotrexato, Doxorrubicina e Bleomicina, foi constatado que a ozonioterapia pode ser uma abordagem promissora para reduzir a toxicidade causada pela quimioterapia. Os resultados dos estudos experimentais e ensaios clínicos relatados na literatura demonstraram que a ozonioterapia promoveu a modulação de radicais livres e antioxidantes. Isso resultou em uma significativa diminuição da toxicidade causada pelos quimioterápicos em comparação com os grupos controle. Esses resultados indicam que a ozonioterapia pode ser uma opção eficaz para tratar a toxicidade relacionada à quimioterapia em pacientes com câncer.

Em suma, os autores concluíram que a ozonioterapia ao induzir um estresse oxidativo controlado é capaz de produzir uma resposta antioxidante no tecido, tendo efeito terapêutico e protegendo o tecido. Há ensaios clínicos randomizados controlados em andamento.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Clavo B, Rodríguez-Esparragón F, Rodríguez-Abreu D, Martínez-Sánchez G, Llontop P, Aguiar-Bujanda D, Fernández-Pérez L, Santana-Rodríguez N. Modulation of Oxidative Stress by Ozone Therapy in the Prevention and Treatment of Chemotherapy-Induced Toxicity: Review and Prospects. Antioxidants (Basel). 2019 Nov 26;8(12):588. doi: 10.3390/antiox8120588. PMID: 31779159; PMCID: PMC6943601.