fbpx

Injeção subcutânea de ozônio em feridas de ratos sugere maior produção de colágeno, miofibroblastos e cicatrização mais rápida

O reparo de feridas é um processo complexo associado a múltiplas interações celulares e químicas, resultando na formação de novos vasos (angiogênese), formação de novas fibras colágenas (neocolagênese) e formação da cicatriz. Estudos têm demonstrado que a ozonioterapia, que utiliza ozônio em seu tratamento, pode influenciar positivamente no processo de cicatrização de feridas. As células envolvidas nesse processo, como células inflamatórias, endoteliais e mesenquimais, são beneficiadas pela aplicação de ozônio, que promove a liberação de fatores de crescimento e a redução do estresse oxidativo, favorecendo o reparo dos tecidos danificados. Neste artigo, discutiremos as evidências científicas sobre como a ozonioterapia pode contribuir para o processo de cicatrização.

Reparo de feridas e processo de cicatrização com ozônio

Já foi demonstrado em estudos que a expressão prolongada do mediador químico matriz metaloproteinase-2 (MMP-2) pode retardar a cicatrização. No entanto, esta citocina também pode estar associada à angiogênese e, consequentemente, potencializando a cicatrização de feridas. Já o fator de crescimento de fibroblastos 2 (FGF2) regula o processo de reparo da ferida e é secretado pelas células inflamatórias e endoteliais e pelos miofibroblastos.

O estudo de Soares et al. (2019) teve como objetivo estabelecer os padrões de expressão de FGF2 e diferenciação miofibroblástica durante a cicatrização de feridas em ratos tratados com injeção subcutânea de ozônio.

Para o estudo, foram criadas feridas excisionais de espessura total em ratos, e o processo de cicatrização foi analisado por meio de análises morfométricas e quantificação digital da imunorreatividade de actina de músculo liso e FGF2.

Os resultados do estudo mostraram que as feridas tratadas com ozonioterapia apresentaram tecido de granulação com número reduzido de células inflamatórias e maior celularidade dérmica e intensa deposição de colágeno. A imunorreatividade do FGF2, a densidade de microvasos e a quantidade de miofibroblastos foram significativamente maiores nas feridas tratadas em comparação com os controles.

Os autores concluíram que as injeções subcutâneas de ozônio aceleram e melhoram o processo de reparação de feridas. Além disso, o mecanismo de ação da terapia com ozônio injetável pode estar associado ao aumento da expressão de FGF2.

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Referência:

Soares CD, Morais TML, Araújo RMFG, Meyer PF, Oliveira EAF, Silva RMV, Carreiro EM, Carreiro EP, Belloco VG, Mariz BALA, Jorge-Junior J. Effects of subcutaneous injection of ozone during wound healing in rats. Growth Factors. 2019 Apr;37(1-2):95-103. doi: 10.1080/08977194.2019.1643339.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.