Novas evidências de fotobiomodulação e Ozonioterapia combinadas no tratamento da paralisia de Bell

Novas evidências de fotobiomodulação e Ozonioterapia combinadas no tratamento da paralisia de Bell

A paralisia de Bell é a causa mais comum de paralisia facial unilateral relatada na literatura. Esta condição consiste em causar início rápido e paresia/parestesia periférica unilateral do sétimo nervo craniano.  Apesar de bem documentada, sua etiologia ainda é incerta, impondo dificuldade no tratamento imediato. A combinação de laserterapia e ozonioterapia foi proposta como um novo método de tratamento para a paralisia de Bell, pois combina a eficácia e resposta de uma terapia com os benefícios de uma abordagem minimamente invasiva.

No estudo de Valença, Barbosa e Furtado (2022), foi descrito o primeiro protocolo de tratamento combinando laserterapia e ozonioterapia no Brasil, bem como detalhes da técnica para o tratamento da paralisia de Bell.

O caso relatado é de uma paciente do sexo feminino, 59 anos, com paralisia e parestesia em hemiface direita, com diagnóstico de paralisia de Bell, submetida a tratamento combinado de laserterapia e ozonioterapia. Após a quarta sessão de tratamento, observou-se ótima resposta clínica, sendo realizada outra sessão do protocolo de Ozonioterapia.

A paciente evoluiu com melhora significativa das sequelas de paralisia hemifacial direita, fechamento oro-ocular e ocular, com rápida recuperação do tônus muscular e correção das assimetrias.

Em suma, os autores concluem que este relato mostra que o protocolo VK OzonTherapy é uma ferramenta auxiliar para a prática clínica capaz de melhorar a qualidade de vida estético-funcional em pacientes com paralisia facial unilateral recente.

Referência:

VALENÇA, J. L. B.; BARBOSA, K. L.; FURTADO, G. R. D. New evidence of photobiomodulation and ozone therapy combined in the treatment of Bell’s palsy. Research, Society and Development, v. 11, n. 11, 2022. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33565

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *