fbpx

Novas evidências de fotobiomodulação e Ozonioterapia combinadas no tratamento da paralisia de Bell

Novas evidências de fotobiomodulação e Ozonioterapia combinadas no tratamento da paralisia de Bell

A paralisia de Bell é a causa mais comum de paralisia facial unilateral relatada na literatura. Esta condição consiste em causar início rápido e paresia/parestesia periférica unilateral do sétimo nervo craniano.  Apesar de bem documentada, sua etiologia ainda é incerta, impondo dificuldade no tratamento imediato. A combinação de laserterapia e ozonioterapia foi proposta como um novo método de tratamento para a paralisia de Bell, pois combina a eficácia e resposta de uma terapia com os benefícios de uma abordagem minimamente invasiva.

No estudo de Valença, Barbosa e Furtado (2022), foi descrito o primeiro protocolo de tratamento combinando laserterapia e ozonioterapia no Brasil, bem como detalhes da técnica para o tratamento da paralisia de Bell.

O caso relatado é de uma paciente do sexo feminino, 59 anos, com paralisia e parestesia em hemiface direita, com diagnóstico de paralisia de Bell, submetida a tratamento combinado de laserterapia e ozonioterapia. Após a quarta sessão de tratamento, observou-se ótima resposta clínica, sendo realizada outra sessão do protocolo de Ozonioterapia.

A paciente evoluiu com melhora significativa das sequelas de paralisia hemifacial direita, fechamento oro-ocular e ocular, com rápida recuperação do tônus muscular e correção das assimetrias.

Em suma, os autores concluem que este relato mostra que o protocolo VK OzonTherapy é uma ferramenta auxiliar para a prática clínica capaz de melhorar a qualidade de vida estético-funcional em pacientes com paralisia facial unilateral recente.

Referência:

VALENÇA, J. L. B.; BARBOSA, K. L.; FURTADO, G. R. D. New evidence of photobiomodulation and ozone therapy combined in the treatment of Bell’s palsy. Research, Society and Development, v. 11, n. 11, 2022. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33565

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.