Infiltração de gás ozônio para tratamento de Osteonecrose mandibular – uma série de casos

Infiltração de gás ozônio para tratamento de Osteonecrose mandibular

A osteonecrose da mandíbula é a reação adversa causada pelo uso de medicamentos, que resulta na perda óssea progressiva e necrose do osso mandibular ou maxilar. Em 90% dos casos, a cirurgia de reparação da osteonecrose mandibular é bem-sucedida.

No entanto, pacientes com doenças avançadas ou complicações não são candidatos à cirurgia e devem procurar outras formas de tratamento.

Em 2022, Di Fede et al. conduziu um estudo com o objetivo de avaliar a eficácia da infiltração de O2O3 na mucosa oral de pacientes com osteonecrose da mandíbula que não são elegíveis para tratamento cirúrgico.

Sete pacientes oncológicos (5 homens e 2 mulheres) com idade média de 67,5 anos e osteonecrose mandibular nível II devido ao uso prolongado de medicamentos participaram da pesquisa. Os pacientes receberam uma injeção intratecidual de 15 ml de O2O3 na margem da mucosa ao redor do osso exposto ou da área de necrose. Esse protocolo foi seguido por 7 dias em dois pacientes e por 15 dias em 5 pacientes, com avaliação constante da melhoria do quadro e do nível de dor (usando a escala numérica de dor).

Todos os pacientes relataram nível de dor entre 6 e 10 antes do tratamento, mas houve redução significativa da dor em todos eles após a ozonioterapia, com os níveis de dor ficando abaixo de 3. A mucosa também cicatrizou completamente. Apesar disso, a recuperação total da osteonecrose mandibular ocorreu somente após 18 a 24 meses de tratamento. Todos os pacientes relataram sequestro e expulsão espontânea do osso necrótico, eliminando a necessidade de intervenção médica ou cirúrgica. Alguns casos também apresentaram remodelação óssea.

Em suma, os autores concluíram então, que a injeção de O2O3 tem potencial de ser um tratamento não invasivo efetivo para casos de osteonecrose mandibular e relacionada ao uso de medicamentos,  mas, especialmente quando não há possibilidade de submeter o paciente à cirurgia. O gás ozônio promoveu cicatrização da mucosa oral, recuperação total da osteonecrose mandibular, e em alguns casos, a remodelação óssea também foi notada. Em resumo, este protocolo não invasivo de tratamento com ozônio, promove sequestro do osso necrótico, cicatrização tecidual rápida e induz a formação óssea.

Clique aqui e faça download do artigo completo. 

Referência:

Di Fede O, Del Gaizo C, Panzarella V, La Mantia G, Tozzo P, Di Grigoli A, Lo Casto A, Mauceri R, Campisi G. Ozone Infiltration for Osteonecrosis of the Jaw Therapy: A Case Series. J Clin Med. 2022 Sep 9;11(18):5307. doi: 10.3390/jcm11185307. PMID: 36142954; PMCID: PMC9502994.