Por que o ozônio reage com látex mas não faz mal para o organismo?

porque o ozônio reage com látex mas não faz mal ao organismo

Por que o ozônio reage com látex mas não faz mal para o organismo? Bem, como ozônio é uma molécula oxidante, ele tem a capacidade de reagir com uma grande variedade de compostos orgânicos e inorgânicos.

Apesar de ser um oxidante potente, o ozônio pode ser usado com segurança na área da saúde em determinadas condições. O gás pode ser produzido através de um gerador de ozônio médico, que garante a qualidade e a pureza do ozônio utilizado.

Além disso, ele é utilizado em doses terapêuticas controladas por profissionais da saúde treinados, garantindo sua eficácia no tratamento de diversas condições. O uso de ozônio na área da saúde é amplamente estudado e tem sido aplicado em tratamentos de feridas, infecções e outras condições patológicas, com resultados positivos e segurança para os pacientes.

No entanto, é importante destacar que o ozônio deve ser utilizado de acordo com os protocolos e recomendações médicas para evitar possíveis riscos à saúde.

No caso das luvas de látex, como elas são feitas de borracha natural, composta de poli-isopreno, um polímero que é oxidado pelo ozônio, elas sofrem essa deterioração, mas esta substância não existe no corpo humano então não há como o ozônio provocar esta mesma reação. Ficou mais claro agora porque ozônio reage com látex mas não faz mal para o organismo ?

Ozônio no organismo humano

Ao entrar em contato com o organismo humano, o ozônio se dissolve nos fluidos biológicos e reage com diversos compostos, preferencialmente ácidos graxos insaturados e se transforma em oxigênio.

Os subprodutos gerados pelo ozônio no organismo, conhecidos como ozonídeos, são capazes de estimular diversos efeitos no organismo: estimula metabolismo de hemácias, regulação do sistema antioxidante, estimula sistema imune, dentre outras ações.

Mas é importante salientar que estas ações ocorrem quando o ozônio medicinal é administrado em doses adequadas e dentro da janela terapêutica. Aliás, a produção do ozônio para uso clínico, exige um oxigênio puro ( 99%), diferente dos geradores de ozônio de ambiente que captam o ar ambiente para realizar sua produção. Este ozônio produzido por estes tipos de geradores não serve para uso medicinal, mas contém a ação oxidante, motivo pelo qual deve-se manter muita atenção no seu manejo e aplicação.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa
×