fbpx

Ozonioterapia como promissor auxiliar antisséptico no tratamento periodontal: Um ensaio clínico controlado randomizado

Ozonioterapia como promissor auxiliar antisséptico no tratamento periodontal: Um ensaio clínico controlado randomizado

Ozonioterapia e Periodontite

A periodontite ou doença periodontal (DP) é uma condição de inflamação do tecido de sustentação do dente, ocasionada por infecção bacteriana, sendo uma das doenças inflamatórias mais comuns, de maneira que 11,2% da população mundial é afetada pela sua forma mais grave. Esta condição pode ser uma inflamação gengival reversível até uma severa e progressiva degradação do alvéolo dental.

A doença periodontal (DP) ocorre muito por causa da má higiene bucal, que leva ao acúmulo de placas bacterianas e inflamação da gengiva, mas, não raro, pode evoluir para a degradação do tecido de sustentação do dente. Para investigar a eficácia da ozonioterapia como auxiliar no tratamento periodontal não-cirúrgico em casos moderados e severos, Rapone et. al (2022) realizaram um estudo randomizado comparando a técnica não-cirúrgica de tratamento periodontal aliada a ozonioterapia com a mesma técnica sem a aplicação de ozônio. No total, 90 pessoas com periodontite moderada a severa participaram do estudo, sendo que metade delas recebeu o tratamento com ozônio.

Em suma, o objetivo do estudo foi buscar uma maior eficácia na cicatrização do tecido tendo como análise a ozonioterapia e periodontite e sua relação. É importante notar que os resultados desse estudo podem ter implicações importantes para a saúde bucal por que podem contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas em pacientes com periodontite. 

Os parâmetros dos pacientes apresentaram significativa diferença após 3 meses de tratamento (p ≤ 0.005). É importante notar que a ozonioterapia contribuiu para uma recuperação mais eficaz comparada ao tratamento padrão, que continuou a evoluir após 6 meses de tratamento (p ≤ 0.0001).

Os resultados desse estudo podem ter implicações importantes para a saúde bucal e podem contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas em pacientes com periodontite. Os autores concluíram que a utilização da ozonioterapia como auxiliar do tratamento periodontal não-cirúrgico contribuiu para a melhora e significativa redução do quadro de periodontite moderada e severa dos pacientes. 

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.