fbpx

Ozonioterapia para úlcera palatina oral em um paciente leucêmico

Ozonioterapia e trato de úlcera palatina

Ozonioterapia e trato de úlcera palatina 

A úlcera palatina havia aparecido há 7 dias após o início do tratamento com quimioterapia, e após 25  dias, a lesão evoluiu para um tipo de  úlcera estendida. Durante todo esse período foram administrados medicamentos como  antibióticos, antimicóticos, analgésicos e opióides,  a fim de controlar a lesão e também reduzir o desconforto da dor para o paciente,  porém os procedimentos aplicados não trouxeram uma resposta eficaz para o problema. Dessa forma, a opção de usar a ozonioterapia surgiu como uma potencial terapêutica adjuvante, para minimizar o desconforto do paciente.

Após a lesão não cicatrizar e se tornar crônica, o hematologista pediu para que o paciente suspendesse o tratamento quimioterápico, até a lesão desaparecer completamente. Foi relatado pelo paciente sentir uma dor constante, forte e que o impossibilitava de comer, beber e engolir, ou seja um desconforto que afetava sua qualidade de vida.

Neste relato de caso, a úlcera oral de palato mole, que surgiu por causa de um tratamento quimioterápico, foi tratada com ozônio medicinal. Este tipo de tratamento é conhecido por suas propriedades antimicrobianas, regenerativas de tecidos e analgésicas. Os resultados mostram que após quinze dias de tratamento com Ozonioterapia, a lesão estava notavelmente reduzida e os médicos decidiram retornar com a terapia antitumoral. Depois de 22 dias, o tratamento foi finalizado após uma última aplicação de gás ozônio.

Em resumo, a Ozonioterapia e o trato de úlcera palatina, levou os autores a concluírem que a terapia com ozônio demonstrou maior eficácia nesse tipo de lesão oral em comparação com a terapia tradicional. Considerando essas evidências, o estudo cita que a Ozonioterapia deve ser considerada uma ferramenta útil adjuvante no tratamento de complicações orais em pacientes oncológicos.

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Referência:

Oldoini G, Ricci Frabattista G, Saragoni M, Cosola S, Giammarinaro E, Genovesi AM, Marconcini S. Ozone theraphy for oral palatal ulcer in a leukaemic patient. EJCRIM 2020;7: doi:10.12890/2020_001406.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.