fbpx

Ozonioterapia no tratamento de Osteoartrite do joelho

Ozonioterapia no tratamento de Osteoartrite do joelho

A osteoartrite de joelho é uma doença degenerativa que ocorre devido à sobrecarga e desgaste da articulação do joelho. Cerca de 15% da população mundial é afetada por esta patologia, sendo predominante em indivíduos com mais de 40 anos. Apesar desta condição não ter cura, atualmente existem tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida do paciente e atenuar a progressão dos danos degenerativos.

O estudo de Zhang et al. (2023) tem como objetivo avaliar os efeitos da irrigação da articulação do joelho combinada com a injeção de ozônio para o tratamento de osteoartrite do joelho, como também analisar o metabolismo ósseo e outros indicadores do paciente.

A pesquisa foi conduzida em 132 pacientes, sendo que 62 pacientes fizeram parte do grupo controle e realizaram a irrigação do joelho com cloreto de sódio 0,9%, por meio da artroscopia de joelho. Enquanto no grupo experimental, 70 pacientes foram submetidos ao mesmo procedimento de irrigação, mas após 10 dias da artroscopia, foi realizado o tratamento com injeção de ozônio (20 mL, concentração de 40 μg/mL) durante 4 semanas, sendo aplicada 1 injeção por semana.

Os resultados demonstraram que o grupo experimental tratado com injeção de ozônio, obteve mais eficácia terapêutica em comparação com o grupo controle (P<0.05), além de um índice melhor de metabolismo ósseo de osteocalcina e osteoprotegerina (P<0.05), como também apresentou menos inflamação no local (P<0.05).

Os autores concluíram que a irrigação da articulação do joelho combinada com injeção de ozônio apresentou efeitos benéficos em casos de osteoartrite do joelho, tendo eficácia no alívio de sintomas clínicos e melhora da condição do paciente, além de aprimorar o metabolismo ósseo e contribuir com a recuperação da função da articulação do joelho.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Zhang Y, Zhang B, Li W, Yang Z, Bai M. Effects of joint irrigation combined with ozone injection on bone metabolism, inflammatory factors, and joint function in knee osteoarthritis. Am J Transl Res. 2023 Jan 15;15(1):213-222. PMID: 36777823; PMCID: PMC9908480.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.