Ozonioterapia no tratamento endodôntico em dentes com polpa necrótica e periodontite apical

Ozonioterapia no tratamento endodontico em dentes com polpa necrotica e periodontite apical Philozon | Geradores de Ozônio

A Endodontia é a especialidade da Odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades da polpa dental e de suas repercussões sobre os tecidos da região periapical. A dor é um sintoma comum e indesejável após o tratamento endodôntico (tratamento de canal), sendo causada pela ativação de mediadores químicos, como as prostaglandinas liberadas pelos tecidos danificados, possivelmente devido à instrumentação endodôntica ou contaminação periapical, resultando na sensibilização da região e consequente dor.

O estudo de Sinha et. al. (2021) tem como objetivo comparar os efeitos de diferentes técnicas de aplicação de ozônio na prevalência da dor pós-endodôntica em pacientes submetidos ao tratamento de canal.

A pesquisa foi conduzida em 108 pacientes com dentes com polpa necrótica e periodontite apical, estes indivíduos foram distribuídos em cinco grupos de forma randomizada e submetidos ao tratamento de canal.

No grupo 1, houve a irrigação de cada canal com 15 ml de água ozonizada durante 3 a 5 minutos. Já no grupo 2, ocorreu a irrigação manual de água ozonizada com cones de gutta-percha. O grupo 3 foi submetido à irrigação ultrassônica passiva com água ozonizada, enquanto o grupo 4 realizou a irrigação sônica com água ozonizada. Somente o grupo 5 não realizou tratamento com ozônio para controle.

 Os resultados demonstraram que os pacientes do grupo controle apresentaram dor severa após o tratamento, enquanto o grupo tratado com irrigação ultrassônica passiva de água ozonizada, apresentou o menor percentual de dor entre os pacientes. Assim como, o grupo tratado com irrigação sônica de água ozonizada, apresentou bons percentuais de diminuição da dor pós-endodôntica.

Os autores concluíram que a aplicação de ozônio com os métodos de irrigação ultrassônica e sônica, resultaram na redução da dor pós-endodôntica em pacientes com dentes com polpa necrótica e periodontite apical. O resultado deste estudo sugere que a água ozonizada, associada à técnica ultrassônica ou sônica, tem potencial como um protocolo complementar na diminuição da dor após tratamento endodôntico.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Sinha N, Asthana G, Parmar G, Langaliya A, Shah J, Kumbhar A, Singh B. Evaluation of Ozone Therapy in Endodontic Treatment of Teeth with Necrotic Pulp and Apical Periodontitis: A Randomized Clinical Trial. J Endod. 2021 Dec;47(12):1820-1828. doi: 10.1016/j.joen.2021.09.006. Epub 2021 Sep 22. PMID: 34562501.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *