fbpx

Ozonioterapia no tratamento endodôntico em dentes com polpa necrótica e periodontite apical

Ozonioterapia no tratamento endodôntico

A Endodontia é a especialidade da Odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades da polpa dental e de suas repercussões sobre os tecidos da região periapical. A dor é um sintoma comum e indesejável após o tratamento endodôntico (tratamento de canal), sendo causada pela ativação de mediadores químicos, como as prostaglandinas liberadas pelos tecidos danificados, possivelmente devido à instrumentação endodôntica ou contaminação periapical, resultando na sensibilização da região e consequente dor.

O estudo de Sinha et. al. (2021) tem como objetivo comparar os efeitos de diferentes técnicas de aplicação de ozônio na prevalência da dor pós-endodôntica em pacientes submetidos ao tratamento de canal.

A pesquisa foi conduzida em 108 pacientes com dentes com polpa necrótica e periodontite apical, estes indivíduos foram distribuídos em cinco grupos de forma randomizada e submetidos ao tratamento de canal.

No grupo 1, houve a irrigação de cada canal com 15 ml de água ozonizada durante 3 a 5 minutos. Já no grupo 2, ocorreu a irrigação manual de água ozonizada com cones de gutta-percha. O grupo 3 foi submetido à irrigação ultrassônica passiva com água ozonizada, enquanto o grupo 4 realizou a irrigação sônica com água ozonizada. Somente o grupo 5 não realizou tratamento com ozônio para controle.

 Os resultados demonstraram que os pacientes do grupo controle apresentaram dor severa após o tratamento, enquanto o grupo tratado com irrigação ultrassônica passiva de água ozonizada, apresentou o menor percentual de dor entre os pacientes. Assim como, o grupo tratado com irrigação sônica de água ozonizada, apresentou bons percentuais de diminuição da dor pós-endodôntica.

Os autores concluíram que a aplicação de ozônio com os métodos de irrigação ultrassônica e sônica, resultaram na redução da dor pós-endodôntica em pacientes com dentes com polpa necrótica e periodontite apical. O resultado deste estudo sugere que a água ozonizada, associada à técnica ultrassônica ou sônica, tem potencial como um protocolo complementar na diminuição da dor após tratamento endodôntico.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Sinha N, Asthana G, Parmar G, Langaliya A, Shah J, Kumbhar A, Singh B. Evaluation of Ozone Therapy in Endodontic Treatment of Teeth with Necrotic Pulp and Apical Periodontitis: A Randomized Clinical Trial. J Endod. 2021 Dec;47(12):1820-1828. doi: 10.1016/j.joen.2021.09.006. Epub 2021 Sep 22. PMID: 34562501.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.