fbpx

OZONIOTERAPIA REGULAMENTADA PELO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA

OZONIOTERAPIA REGULAMENTADA PELO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA

A regulamentação da Ozonioterapia pelos Conselhos de Classe Profissional é uma tendência em todas as áreas da saúde, pois o ozônio medicinal é uma excelente terapêutica complementar, com aplicação em todas as especialidades de saúde humana e também veterinária.

Até  janeiro de 2020, somente os profissionais de odontologia tinham uma resolução específica do CFO e para Habilitação do odontólogo em Ozonioterapia, o requisito  previsto na resolução é um curso com  duração mínima de 32 horas.

A grande novidade é a nova resolução do CFF (Conselho Federal de Farmácia), que aprovou a resolução que reconhece a atuação do farmacêutico na ozonioterapia clínica e estética, como terapia complementar e integrativa.      A diretora da Philozon e da Ozoncare, Letícia Philippi, foi convocada para participar da plenária contribuindo com seu vasto conhecimento técnico adquiridos ao longo de quinze anos de estudos sobre o Ozônio e suas aplicações.

Com a Ozonioterapia  regulamentada pelo conselho federal de farmácia, o farmacêutico poderá requerer sua habilitação no CRF de sua jurisdição, desde que atenda aos requisitos previstos na resolução, que será publicada nos próximos dias. O farmacêutico habilitado poderá assumir responsabilidade técnica por estabelecimento farmacêutico que realizar esta prática. Será necessário realizar um curso com no mínimo 80 horas de capacitação ou pós-graduação na área.  A matéria completa pode ser acessada pelo site do cff.org.br.

O marco para Ozonioterapia no Brasil ocorreu com a publicação da PORTARIA N° 702, DE 21 DE MARÇO DE 2018, do Ministério da Saúde, na qual inclui novas práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, no âmbito do SUS, sendo a ozonioterapia uma dessas práticas, podendo ser aplicada por qualquer profissional da área de saúde. A partir desse marco, os Conselhos de Classe, buscaram compreender e regulamentar a ozonioterapia no âmbito de atuação de cada profissão.

A regulamentação das práticas de Ozonioterapia pelos Conselhos das Classe Profissionais de odontologia, fisioterapia, farmácia, enfermagem, medicina veterinária, biomedicina e biologia, cada um no seu âmbito de atuações e com definição específica sobre capacitação, colaboram por modificar de uma vez por todas o cenário das Práticas Integrativas e Complementares no Brasil, trazendo mais possibilidades de tratamento, cuidados com a saúde para toda a população.

Além do uso em tratamento de saúde todos os Conselhos autorizam a ozonioterapia no âmbito da estética, para os profissionais devidamente habilitados.

 

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.