fbpx

Ozonioterapia no tratamento da síndrome do túnel do carpo

Ozonioterapia no tratamento da síndrome do túnel do carpo

A esclerose sistêmica (ES) é uma doença imunomediada reumática caracterizada pela fibrose da pele e dos órgãos internos, além da vasculopatia. Esta condição pode causar a síndrome do túnel do carpo (STC), umas das síndromes mais comuns do sistema nervoso periférico, os principais sintomas são dor e a parestesia das mãos. Há muitos fatores de risco adicionais para o desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo, como esforço manual vigoroso, hipotireoidismo e diabetes mellitus.

O estudo de Elawamy et. al. (2020) tem como objetivo comparar a eficácia clínica da injeção intracarpal de ozônio medicinal com a de metilprednisolona na dor, no estado funcional e na condução nervosa em pacientes com síndrome do túnel do carpo, devido à esclerose sistêmica.

Esta pesquisa trata-se de um ensaio clínico simples-cego randomizado, realizado com 50 pacientes (idade entre 20 e 60 anos), diagnosticados com síndrome do túnel do carpo causada pela esclerodermia. Os pacientes foram divididos igualmente em dois grupos, sendo que o primeiro grupo foi submetido à terapia com ozônio com injeção intracarpal na quantidade de 20 mL e concentração de 25μg/mL. Enquanto o segundo grupo, realizou o tratamento com injeção intracarpal de metilprednisolona e lidocaína na quantidade de 40 mg.

Os resultados foram avaliados por meio da Escala Visual Analógica (escala subjetiva para avaliar o nível de dor), que demonstraram que a longo prazo (3 a 6 meses após o tratamento) o grupo tratado com ozônio apresentou maior redução da dor nos pacientes (P < 0.001). Além disso, o grupo tratado com ozônio também apresentou melhor resultado na Escala Cochin de Função Manual (ECFM), uma escala prática para avaliar a incapacidade funcional das mãos, com melhora da capacidade funcional após 6 meses de tratamento (P < 0.001). Houve também melhora na condução nervosa dos pacientes que usaram o ozônio (P = 0.002).

Os autores concluíram que ambos os métodos apresentaram bons resultados, no entanto, o grupo tratado com ozônio apresentou maior alívio da dor, melhorou a condição funcional da mão e melhorou a condução do nervo mediano durante 6 meses.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Elawamy A, Hassanien M, Talaat EA, Ali AM, Roushdy ASI, Kamel EZ. Intra-Carpal Injection of Ozone versus Methylprednisolone in Carpal Tunnel Syndrome of Systemic Sclerosis Patients: A Randomized Single-Blind Clinical Trial. Pain Physician. 2021 Jul;24(4):E453-E458. PMID: 34213870.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.