Ozonioterapia no tratamento da síndrome do túnel do carpo

Ozonioterapia no tratamento da síndrome do túnel do carpo

A esclerose sistêmica (ES) é uma doença imunomediada reumática caracterizada pela fibrose da pele e dos órgãos internos, além da vasculopatia. Esta condição pode causar a síndrome do túnel do carpo (STC), umas das síndromes mais comuns do sistema nervoso periférico, os principais sintomas são dor e a parestesia das mãos. Há muitos fatores de risco adicionais para o desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo, como esforço manual vigoroso, hipotireoidismo e diabetes mellitus.

O estudo de Elawamy et. al. (2020) tem como objetivo comparar a eficácia clínica da injeção intracarpal de ozônio medicinal com a de metilprednisolona na dor, no estado funcional e na condução nervosa em pacientes com síndrome do túnel do carpo, devido à esclerose sistêmica.

Esta pesquisa trata-se de um ensaio clínico simples-cego randomizado, realizado com 50 pacientes (idade entre 20 e 60 anos), diagnosticados com síndrome do túnel do carpo causada pela esclerodermia. Os pacientes foram divididos igualmente em dois grupos, sendo que o primeiro grupo foi submetido à terapia com ozônio com injeção intracarpal na quantidade de 20 mL e concentração de 25μg/mL. Enquanto o segundo grupo, realizou o tratamento com injeção intracarpal de metilprednisolona e lidocaína na quantidade de 40 mg.

Os resultados foram avaliados por meio da Escala Visual Analógica (escala subjetiva para avaliar o nível de dor), que demonstraram que a longo prazo (3 a 6 meses após o tratamento) o grupo tratado com ozônio apresentou maior redução da dor nos pacientes (P < 0.001). Além disso, o grupo tratado com ozônio também apresentou melhor resultado na Escala Cochin de Função Manual (ECFM), uma escala prática para avaliar a incapacidade funcional das mãos, com melhora da capacidade funcional após 6 meses de tratamento (P < 0.001). Houve também melhora na condução nervosa dos pacientes que usaram o ozônio (P = 0.002).

Os autores concluíram que ambos os métodos apresentaram bons resultados, no entanto, o grupo tratado com ozônio apresentou maior alívio da dor, melhorou a condição funcional da mão e melhorou a condução do nervo mediano durante 6 meses.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Elawamy A, Hassanien M, Talaat EA, Ali AM, Roushdy ASI, Kamel EZ. Intra-Carpal Injection of Ozone versus Methylprednisolone in Carpal Tunnel Syndrome of Systemic Sclerosis Patients: A Randomized Single-Blind Clinical Trial. Pain Physician. 2021 Jul;24(4):E453-E458. PMID: 34213870.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *