fbpx

Ozonioterapia em hérnias de disco intervertebral toracolombar em cães

Ozonioterapia em hérnias de disco intervertebral toracolombar em cães

Potencial da Ozonioterapia no tratamento da DHIV em cães.

A injeção da mistura oxigênio-ozônio (O2-O3) é um tratamento bem estabelecido e comprovado cientificamente na medicina humana para hérnias discais, sendo reconhecido como um método eficaz e pouco invasivo. Mas neste artigo, analisaremos mais profundamente os resultados obtidos por Han et al. (2007) e o potencial da ozonioterapia no tratamento da DHIV em cães.

O mecanismo de ação se baseia no potencial da mistura de O2-O3 em promover efeito anti-inflamatório, o aumento da resposta antioxidante, reduzindo o estresse oxidativo e degeneração do disco, além do efeito analgésico na medula espinhal comprimida.

O objetivo do estudo de Han et al. (2007) foi investigar o efeito da injeção de oxigênio-ozônio (O2-O3) na hérnia de disco intervertebral toracolombar (DHIV) em cães.

Dez discos herniados de cinco cães foram tratados com injeção percutânea de uma mistura gasosa O2-O3 com concentração de O3 de 32 µg/µl por via intradiscal (1,5-2 µl) sob orientação de fluoroscopia.

Cinco semanas após o tratamento, o tamanho médio das hérnias de disco foi medido por tomografia computadorizada e mostrou redução significativa dos volumes dos discos em todos os animais (8,8%+/-3,82%). O grau de retração foi negativamente correlacionado linearmente com a mineralização do disco (coeficiente de correlação=-0,636) e estatisticamente significante em p<0,05. Todos os cinco cães recuperaram sua função de marcha e nenhum se repetiu.

Mediante aos resultados obtidos, os autores concluíram que a injeção intradiscal de ozônio pode descomprimir os discos afetados pela hérnia de disco, trazendo efeito benéfico para o paciente animal, melhorando sua qualidade de vida e modo de locomoção. 

De acordo então com estudos realizados, a terapia com ozônio pode ajudar a reduzir a dor e inflamação associadas à hérnia de disco em cães, além de estimular a regeneração dos tecidos danificados. O ozônio também pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o edema no local da lesão. Embora sejam necessárias mais pesquisas para determinar a eficácia e segurança da terapia com ozônio em hérnia de disco em cães, os resultados iniciais parecem promissores e podem representar uma opção terapêutica útil para tratar essa condição dolorosa em cães.

 

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI 

Referência:

Han HJ, Kim JY, Jang HY, Lee B, Yoon JH, Jang SK, Choi SH, Jeong SW. Fluoroscopic-guided intradiscal oxygen-ozone injection therapy for thoracolumbar intervertebral disc herniations in dogs. In Vivo. 2007 Jul-Aug;21(4):609-13. 

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.