fbpx

Potencial terapêutico da Ozonioterapia como adjuvante na reabilitação da dor lombar crônica

Potencial terapêutico da Ozonioterapia como adjuvante na reabilitação da dor lombar crônica

 

Atualmente a procura pela Ozonioterapia aumentou consideravelmente na área de reabilitação de distúrbios musculoesqueléticos, por ser um procedimento minimamente invasivo, bem tolerado e de baixo custo para pacientes com dor lombar crônica.

O estudo de revisão de Silva et al. (2022) mostra que a Ozonioterapia é uma abordagem promissora pois exerce efeitos positivos na redução do nível de dor, incapacidade e qualidade de vida de pacientes com DLC por um período de curto e médio prazo, visto que o gás é capaz de modular processos inflamatórios, influenciar a vias de opióides endógenos e possui ação antioxidante.

Sempre que necessário, é importante evitar terapias medicamentosas e cirurgias, devido ao alto risco de efeitos colaterais negativos. Como opções de tratamento não farmacológico, as diretrizes recomendam exercícios físicos e reabilitação da dor lombar. Atualmente, a Ozonioterapia também vem sendo utilizada como uma alternativa promissora para reabilitação e redução da dor lombar crônica. O uso do ozônio medicinal, quando aplicado em via intramuscular, pode ser sugerido como uma intervenção eficaz e segura para a dor lombar crônica, em comparação com as cirurgias. Entretanto, são necessários estudos com ensaios clínicos controlados e randomizados para garantir ainda mais eficácia do tratamento e elucidar protocolos ideais de aplicação da Ozonioterapia.

Desta forma, os autores apoiam sua utilização como terapia adjunta no tratamento da DLC e que a terapia poderia ser particularmente relevante para pacientes que não respondem à terapia medicamentosa, sofrem efeitos adversos à terapia medicamentosa e/ou que não são candidatos à cirurgia.

A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a Ozonioterapia apresenta resultados favoráveis na melhora do nível de dor e incapacidade em pacientes que apresentam DLC. No entanto, para obter uma compreensão completa dos efeitos da terapia, são necessários ensaios clínicos controlados e randomizados. Desta forma, será possível elucidar protocolos ideais de aplicação e garantir ainda mais eficácia do tratamento.

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Referência:

SILVA, R. B.; TIM, C. R.; REZZO, T.; PICHARA, J.; MARTIGNAGO, C. C. S.; ASSIS, L. Therapeutic potential of ozone therapy as an adjuvant in the rehabilitation of chronic low back pain. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 4, p. e34811427372, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i4.27372

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.