Potencial terapêutico da Ozonioterapia como adjuvante na reabilitação da dor lombar crônica

Potencial terapêutico da Ozonioterapia como adjuvante na reabilitação da dor lombar crônica

 

Atualmente a procura pela Ozonioterapia aumentou consideravelmente na área de reabilitação de distúrbios musculoesqueléticos, por ser um procedimento minimamente invasivo, bem tolerado e de baixo custo para pacientes com dor lombar crônica.

O estudo de revisão de Silva et al. (2022) mostra que a Ozonioterapia é uma abordagem promissora pois exerce efeitos positivos na redução do nível de dor, incapacidade e qualidade de vida de pacientes com DLC por um período de curto e médio prazo, visto que o gás é capaz de modular processos inflamatórios, influenciar a vias de opióides endógenos e possui ação antioxidante.

Sempre que necessário, é importante evitar terapias medicamentosas e cirurgias, devido ao alto risco de efeitos colaterais negativos. Como opções de tratamento não farmacológico, as diretrizes recomendam exercícios físicos e reabilitação da dor lombar. Atualmente, a Ozonioterapia também vem sendo utilizada como uma alternativa promissora para reabilitação e redução da dor lombar crônica. O uso do ozônio medicinal, quando aplicado em via intramuscular, pode ser sugerido como uma intervenção eficaz e segura para a dor lombar crônica, em comparação com as cirurgias. Entretanto, são necessários estudos com ensaios clínicos controlados e randomizados para garantir ainda mais eficácia do tratamento e elucidar protocolos ideais de aplicação da Ozonioterapia.

Desta forma, os autores apoiam sua utilização como terapia adjunta no tratamento da DLC e que a terapia poderia ser particularmente relevante para pacientes que não respondem à terapia medicamentosa, sofrem efeitos adversos à terapia medicamentosa e/ou que não são candidatos à cirurgia.

A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a Ozonioterapia apresenta resultados favoráveis na melhora do nível de dor e incapacidade em pacientes que apresentam DLC. No entanto, para obter uma compreensão completa dos efeitos da terapia, são necessários ensaios clínicos controlados e randomizados. Desta forma, será possível elucidar protocolos ideais de aplicação e garantir ainda mais eficácia do tratamento.

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Referência:

SILVA, R. B.; TIM, C. R.; REZZO, T.; PICHARA, J.; MARTIGNAGO, C. C. S.; ASSIS, L. Therapeutic potential of ozone therapy as an adjuvant in the rehabilitation of chronic low back pain. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 4, p. e34811427372, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i4.27372

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *