Efeitos do Óleo de Oliva Ozonizado no tratamento de candidíase

Efeitos do Oleo de Oliva Ozonizado no tratamento de candidiase Philozon | Geradores de Ozônio

A candidíase vulvovaginal é uma das infecções genitais femininas mais recorrentes, caracterizada pela coceira, sensação de queimação e corrimento com aparência semelhante a “leite coalhado”, sendo ocasionada pela proliferação exacerbada de fungos do gênero Candida.

Apesar desta condição apresentar um tratamento simples, há relatos de pacientes com quadros infecciosos tolerantes aos tratamentos convencionais, principalmente em pacientes imunossuprimidos.

Em razão das propriedades antifúngicas do ozônio e da necessidade de buscar novos métodos de tratamento, o estudo de Tara et. al. (2016) tem como objetivo comparar a eficácia do óleo de oliva ozonizado com o creme vaginal clotrimazol para o tratamento de candidíase vulvovaginal.

Tratamento de Candidíase com Óleo Ozonizado 

A pesquisa foi conduzida com 100 pacientes diagnosticadas com candidíase vulvovaginal, estas pacientes foram distribuídas de maneira randomizada em dois grupos de tratamento. Dessa forma, o Grupo 1 realizou o tratamento somente com a aplicação vaginal de óleo de oliva ozonizado na quantidade de 5g. Enquanto, o Grupo 2 foi submetido ao tratamento com o creme vaginal clotrimazol na mesma quantidade de 5g. Assim, o tratamento em ambos o grupo teve duração de 1 semana e consistiu em 1 aplicação diária dos produtos.

Os resultados demonstraram que ambos os tratamentos apresentaram redução dos sintomas de candidíase, já que tanto o óleo ozonizado e o clotrimazol eliminaram a cultura de Candida na região vulvovaginal (P < .05), além disso, o óleo ozonizado apresentou maior redução da coceira intensa em comparação com o clotrimazol (P = .0001).

Os autores concluíram que o tratamento de candidíase com  óleo de oliva ozonizado é tão eficaz quanto o creme vaginal clotrimazol, apresentando bons resultados clínicos. Sendo assim, o óleo de oliva ozonizado tem potencial como tratamento tópico alternativo de candidíase vulvovaginal em casos de tolerância ao tratamento convencional, devido a efetividade na eliminação do fungo e melhora dos sintomas, além de não apresentar efeitos colaterais.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Tara F, Zand-Kargar Z, Rajabi O, Berenji F, Akhlaghi F, Shakeri MT, Azizi H. The Effects of Ozonated Olive Oil and Clotrimazole Cream for Treatment of Vulvovaginal Candidiasis. Altern Ther Health Med. 2016 Jul;22(4):44-9. PMID: 27548492.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *