O manejo de feridas nas extremidades de gatos é um desafio na área veterinária, devido à perda de tecido extensa é necessário utilizar enxerto de pele que dificulta o processo cirúrgico e de cicatrização, além de ser um tratamento de alto custo para os tutores. Dessa maneira, a ozonioterapia surge como um potencial tratamento em razão das suas propriedades de cicatrização e oxigenação de tecidos, além do baixo custo.
O estudo de Oros et. al. (2023) teve como objetivo avaliar o efeito terapêutico da aplicação local de ozônio em um enxerto de pele no pré e pós-operatório de cirurgia de membro posterior de um gato doméstico. A hipótese do estudo sugere que a ozonioterapia é capaz de produzir efeito antimicrobiano, melhorar a oxigenação e aumentar os fatores de crescimento tecidual.
A pesquisa foi conduzida em um gato doméstico encontrado na rua com sinais de atropelamento e uma ferida extensa no membro posterior. Em sequência, foram realizados os procedimentos padrões e o animal foi encaminhado para a cirurgia. Após a cirurgia houve aplicação subcutânea de gás ozônio com concentração de 15 µg/ml ao redor de toda a lesão.
Durante 17 dias, o animal foi submetido ao tratamento intercalado com injeções subcutâneas e aplicação de bag (bolsa) de ozônio na ferida, com variação de concentração entre 10 a 30 µg/ml, até a aplicação do enxerto de pele. Após a enxertia, os profissionais realizaram 3 sessões pós-operatórias com ozônio na área operada e finalizaram o tratamento.
Os resultados do tratamento demonstraram que a ozonioterapia acelerou a recuperação do paciente sem complicações, proporcionando uma cicatrização rápida.
Os autores concluíram que os resultados do estudo sustentam a hipótese de que a terapia com ozônio leva a um processo de cicatrização acelerado de feridas enxertadas e pode ser comparável a outros tratamentos convencionais usados em procedimentos clássicos, incluindo a terapia de feridas por pressão negativa. A recuperação favorável e acelerada registrada neste relato de caso suporta o uso da ozonioterapia como auxiliar em casos de enxerto de pele em gatos.
Clique aqui e faça download do artigo.
Referência:
Oros NV, Repciuc C, Ober C, Mihai M, Oana LI. Combined Oxygen-Ozone Therapy for Mesh Skin Graft in a Cat with a Hindlimb Extensive Wound. Animals (Basel). 2023 Feb 1;13(3):513. doi: 10.3390/ani13030513. PMID: 36766402; PMCID: PMC9913348.