fbpx

Tratamento de ferida felina com Ozonioterapia

Tratamento de ferida de gato com ozonioterapia

O manejo de feridas nas extremidades de gatos é um desafio na área veterinária, devido à perda de tecido extensa é necessário utilizar enxerto de pele que dificulta o processo cirúrgico e de cicatrização, além de ser um tratamento de alto custo para os tutores. Dessa maneira, a ozonioterapia surge como um potencial tratamento em razão das suas propriedades de cicatrização e oxigenação de tecidos, além do baixo custo.

O estudo de Oros et. al. (2023) teve como objetivo avaliar o efeito terapêutico da aplicação local de ozônio em um enxerto de pele no pré e pós-operatório de cirurgia de membro posterior de um gato doméstico. A hipótese do estudo sugere que a ozonioterapia é capaz de produzir efeito antimicrobiano, melhorar a oxigenação e aumentar os fatores de crescimento tecidual.

A pesquisa foi conduzida em um gato doméstico encontrado na rua com sinais de atropelamento e uma ferida extensa no membro posterior. Em sequência, foram realizados os procedimentos padrões e o animal foi encaminhado para a cirurgia. Após a cirurgia houve aplicação subcutânea de gás ozônio com concentração de 15 µg/ml ao redor de toda a lesão.

Durante 17 dias, o animal foi submetido ao tratamento intercalado com injeções subcutâneas e aplicação de bag (bolsa) de ozônio na ferida, com variação de concentração entre 10 a 30 µg/ml, até a aplicação do enxerto de pele. Após a enxertia, os profissionais realizaram 3 sessões pós-operatórias com ozônio na área operada e finalizaram o tratamento.

Os resultados do tratamento demonstraram que a ozonioterapia acelerou a recuperação do paciente sem complicações, proporcionando uma cicatrização rápida.

Os autores concluíram que os resultados do estudo sustentam a hipótese de que a terapia com ozônio leva a um processo de cicatrização acelerado de feridas enxertadas e pode ser comparável a outros tratamentos convencionais usados em procedimentos clássicos, incluindo a terapia de feridas por pressão negativa. A recuperação favorável e acelerada registrada neste relato de caso suporta o uso da ozonioterapia como auxiliar em casos de enxerto de pele em gatos.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Oros NV, Repciuc C, Ober C, Mihai M, Oana LI. Combined Oxygen-Ozone Therapy for Mesh Skin Graft in a Cat with a Hindlimb Extensive Wound. Animals (Basel). 2023 Feb 1;13(3):513. doi: 10.3390/ani13030513. PMID: 36766402; PMCID: PMC9913348.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.