A Ozonioterapia tem sido usada e extensivamente estudada por muitas décadas; sua ação terapêutica é comprovada, consistente e com mínimos efeitos colaterais. O ozônio é considerado uma biomolécula, pois é produzido naturalmente por neutrófilos ativados quando participam da defesa do organismo. A sua eficácia na promoção da saúde em geral é notória em todo o mundo. No entanto, além de promover a saúde, o uso da ozonioterapia no tratamento de distúrbios estéticos já é uma realidade, com bons resultados clínicos, desde o início dos anos 2000, principalmente na Rússia.
Ozonioterapia tratando distúrbios estéticos
Considerando o grande interesse de muitos profissionais na fundamentação que norteia o uso efetivo da Ozonioterapia no tratamento de distúrbios estéticos, o estudo de Borges et al. (2021) teve como objetivo definir os aspectos fisiológicos e práticos do uso da mistura oxigênio-ozônio para resolução de problemas estéticos.
Foi realizada uma pesquisa exploratória, apresentada em uma revisão narrativa, para destacar a ação da Ozonioterapia no tratamento de afecções estéticas. A revisão explorou artigos científicos, livros, teses e dissertações publicados e disponíveis nas seguintes bases de dados: MEDLINE, PubMed, SCIELO e LILACS.
Além disso, foram adicionados elementos que caracterizam a experiência clínica dos autores sobre a Ozonioterapia em diversos protocolos de tratamento estético.
Entre os diversos relatos na literatura que justificam o uso do ozônio e suas diferentes modalidades terapêuticas em diversas afecções estéticas, destaca-se principalmente o tratamento de gordura localizada, celulite, rejuvenescimento, reparação tecidual da pele, acne, discromias, entre outros.
Através de suas diferentes vias e modalidades terapêuticas, os autores concluíram que a Ozonioterapia tem agregado muito aos procedimentos estéticos, principalmente por sua efetiva ação coadjuvante ou como principal agente de alterações fisiológicas críticas para potencializar os resultados clínicos no tratamento de condições estéticas.
BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI
Referência:
Borges, F.S., Meyer, P.F., Jahara, R.S., de Morais Carreiro, E., Antonuzzo, P.A., Picariello, F. and Di Palma, C. (2021) Fundamentals of the Use of Ozone Therapy in the Treatment of Aesthetic Disorders: A Review. Journal of Biosciences and Medicines, 9, 40-70. doi: 10.4236/jbm.2021.912005.