A perda óssea extensa é um problema recorrente durante tratamentos de trauma, infecções, tumores e doenças congênitas. A principal forma de solucionar este problema é por meio de implantes ósseos, capaz de promover a osteogênese, osteo indução e a osteo condução, contudo, com certas limitações e risco de infecção. Neste artigo vamos tratar de um caso de implante ósseo cerâmico e os resultados obtidos.
Em busca de novos métodos para a reconstrução maxilo-facial, a utilização de impressora 3D biomanufaturada para fabricar implantes ósseos cerâmicos feitos de fosfato de cálcio tornou-se uma possibilidade devido a biocompatibilidade, reduzindo a chance de infecção, além de promover a osteo condução e ser simples de manusear.
O estudo de Campos et. al. (2022) propôs então, a utilização de gás ozônio para auxiliar na regeneração tecidual, por causa das propriedades de osteogênese e oxigenação tecidual do ozônio, após implante ósseo cerâmico de fosfato de cálcio produzido por biomanufatura na impressora 3D.
Este estudo trata-se de uma revisão de literatura, onde foram avaliados artigos de bases de dados relevantes, como PUBMED/MEDLINE, BV SALUD, Portal de Periódicos CAPES, publicados até janeiro de 2022. A pesquisa foi limitada por artigos que mencionam implantes ósseos cerâmicos feitos por impressora 3D e os efeitos de regeneração e oxigenação tecidual da ozonioterapia, considerando os fatores adequados para o sucesso do procedimento.
Após a avaliação da literatura, pode-se constatar que a utilização da ozonioterapia foi capaz de intensificar a ossificação endocondral e, além disso, auxiliar pode favorecer o implante ósseo cerâmico de fosfato de cálcio produzido por impressora 3D.
Em suma, os autores concluíram que a ozonioterapia tem potencial de auxiliar a recuperação após colocação de implante ósseo cerâmico, porque devido a eficácia no aumento de oxigenação tecidual, houve consequente melhora na resposta celular, ativação do sistema imunológico por meio de leve estresse oxidativo controlado e aumento da regeneração tecidual.
Clique aqui e faça download do artigo completo.
Referência: Luis Eduardo Carneiro Campos, et al. (2022). Use of ozone on regeneration of 3D critical size bone defects. Bulletin of Stomatology and Мaxillofacial Surger, Vol. 18 N1, 94-100. DOI:10.58240/1829006X-2022.18.1-94