fbpx

Utilização da ozonioterapia na regeneração tecidual após implante ósseo cerâmico

ozonioterapia na regeneração tecidual

A perda óssea extensa é um problema recorrente durante tratamentos de trauma, infecções, tumores e doenças congênitas. A principal forma de solucionar este problema é por meio de implantes ósseos, capaz de promover a osteogênese, osteo indução e a osteo condução, contudo, com certas limitações e risco de infecção.  Neste artigo vamos tratar  de um caso de implante ósseo cerâmico e os resultados obtidos.     

Em busca de novos métodos para a reconstrução maxilo-facial, a utilização de impressora 3D biomanufaturada para fabricar implantes ósseos cerâmicos feitos de fosfato de cálcio tornou-se uma possibilidade devido a biocompatibilidade, reduzindo a chance de infecção, além de promover a osteo condução e ser simples de manusear.

O estudo de Campos et. al. (2022) propôs então, a utilização de gás ozônio para auxiliar na regeneração tecidual, por causa das propriedades de osteogênese e oxigenação tecidual do ozônio, após implante ósseo cerâmico de fosfato de cálcio produzido por biomanufatura na impressora 3D.

Este estudo trata-se de uma revisão de literatura,  onde foram avaliados artigos de bases de dados relevantes, como PUBMED/MEDLINE, BV SALUD, Portal de Periódicos CAPES, publicados até janeiro de 2022. A pesquisa foi limitada por artigos que mencionam implantes ósseos cerâmicos feitos por impressora 3D e os efeitos de regeneração e oxigenação tecidual da ozonioterapia, considerando os fatores adequados para o sucesso do procedimento.

Após a avaliação da literatura, pode-se constatar que a utilização da ozonioterapia foi capaz de intensificar a ossificação endocondral e, além disso, auxiliar pode favorecer o implante ósseo cerâmico de fosfato de cálcio produzido por impressora 3D.

Em suma, os autores concluíram que a ozonioterapia tem potencial de auxiliar a recuperação após colocação de implante ósseo cerâmico,  porque devido a eficácia no aumento de oxigenação tecidual, houve consequente melhora na resposta celular, ativação do sistema imunológico por meio de leve estresse oxidativo controlado e aumento da regeneração tecidual.

Clique aqui e faça download do artigo completo. 

Referência: Luis Eduardo Carneiro Campos, et al. (2022). Use of ozone on regeneration of 3D critical size bone defects. Bulletin of Stomatology and Мaxillofacial Surger, Vol. 18 N1, 94-100. DOI:10.58240/1829006X-2022.18.1-94

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.