fbpx

Você conhece as aplicações da Ozonioterapia na periodontia e na implantodontia?

Você conhece as aplicações da Ozonioterapia na periodontia e na implantodontia?

Através de mecanismos de oxidação, o ozônio tem atividade antimicrobiana de amplo espectro quando utilizado topicamente no organismo. O gás ozônio também tem efeitos sobre a  proliferação tecidual, sendo um indutor cicatrizante.  Do ponto de vista clinico, são características úteis para procedimentos diversos,  já que permite a eliminação de microrganismos e cicatrização, sem efeitos tóxicos, favorecendo o processo de cura.

Por causa dessas características o ozônio pode ser empregado no tratamento de periodontites e peri-implantites, reduzindo o curso clínico dessas patologias, alcançando resultados superiores em comparação a algumas terapias convencionais (estudo in vivo mostra que o ozônio tem maior efetividade antimicrobiana da Clorexidina a 0,2% comparada a água ozonizada). Para estes casos,  então a  Ozonioterapia pode ser utilizada no formato de irrigação em cirurgias, irrigação de bolsas periodontais e peri-implantares durante a raspagem subgengival.

As aplicações da Ozonioterapia na periodontia e implantodontia se deve as seguintes ações:

– Efeito Imuno- estimulador: O ozônio influencia o sistema imune celular e humoral, através do estímulo de células imuno competentes e síntese de imunoglobulinas.

– Ação Antimicrobiana: Acontece através da ação do ozônio na destruição das membranas citoplasmáticas e posterior oxidação do conteúdo intracelular por efeitos oxidantes secundários.

– Efeito Anti-hipóxico:  Melhora o transporte de oxigênio no sangue, resultando em alterações do metabolismo celular, ativação dos processos aeróbios (glicólise, ciclo de Krebs, oxidação de ácidos graxos), e a utilização de recursos energéticos. Melhora o metabolismo dos tecidos inflamados, aumentando a sua oxigenação levando a redução dos processos inflamatórios.

– Efeito cicatrizador: Auxilia na na cicatrização das feridas, pois permite a migração acelerada de células, atividade aumentada de fibroblastos e síntese de colágeno e expressão aumentada de citocinas.

Sendo assim, quando utilizada nos tratamentos periodontal e peri-implantar, verificam-se efeitos do ozônio sobre a microbiota subgengival.  Mas também a  diminuição do sangramento e redução da profundidade a sondagem tem sido também observada.  Por isso, nos tratamentos de processos periodontais agudos e crônicos,  o uso do ozônio tem demonstrado resultados satisfatórios.

Na implantodontia, o uso da Ozonioterapia favorece o processo de cicatrização, estimulação celular na superfície radicular e ação anti-inflamatória. O resultado prático do uso do ozônio em implantes é o paciente menos inchado e com menos dor.

Fonte: FERREIRA, et al. Ozonioterapia, uma visão crítica e atual sobre a utilização em periodontia e implantodontia

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.