fbpx

O que é uma terapia Bio-Oxidativa?

O que é uma terapia Bio-Oxidativa?

As terapias bioxidativas consistem na aplicação de diversas práticas e procedimentos, estabelecidos por protocolos, que utilizam biomoléculas como o oxigênio, ozônio e o peróxido de hidrogênio, dentro de critérios e parâmetros, para fins terapêuticos.

Assim, ao utilizar biomoléculas oxidantes e reativas, o mecanismo de ação destas terapias envolve a oxidação como um fenômeno de estímulo celular, promovendo diversos benefícios ao organismo dos pacientes.

No entanto, é fundamental entender que o estresse oxidativo gerado por essas terapias é um estímulo transitório, agudo, de caráter baixo a moderado. Diferentemente do estresse oxidativo crônico, as terapias bioxidativas ou pró-oxidativas não causam danos às estruturas celulares como DNA ou às mitocôndrias.

Já que se observa justamente o contrário, a partir deste estímulo de baixa intensidade pode se promover uma melhora das respostas antioxidantes e da capacidade citoprotetora, além de melhorar o funcionamento das células e a qualidade da matriz extracelular.

Dentre as terapias bioxidativas, temos a oxigenoterapia hiperbárica que é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica.

Além disso, a ozonioterapia é uma terapia bioxidativa realizada a partir da mistura gasosa de ozônio e oxigênio, quando utilizada dentro de uma janela terapêutica, proporciona diversos benefícios como:

  • Auxílio no reparo tecidual;
  • Resposta antioxidante;
  • Aumento da oxigenação tecidual;
  • Aumento do metabolismo celular;
  • Ativação do sistema imunológico;
  • Efeito antimicrobiano de amplo espectro.

Todos esses benefícios justificam o estresse oxidativo transitório e leve gerado pelo ozônio.

É importante lembrar que, para realizar estas terapias de maneira segura e eficiente é necessário respeitar todos os protocolos, avaliar o diagnóstico e as indicações para tratamento individualmente, buscando sempre o bem-estar do paciente.

Para receber mais informações sobre o ozônio e saber de todos os seus benefícios, siga nas nossas Redes Sociais e assine nossa Newsletter para acompanhar as novas descobertas.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.