fbpx

Ozônio no trato da dor na osteoartrite do joelho: uma meta-análise

Ozônio no tratamento da dor na osteoartrite do joelho: uma meta-análise

As doenças musculoesqueléticas representam uma das principais causas de dor e incapacidade, entre elas, a osteoartrite (OA) é a doença com maior prevalência. Embora os sintomas possam permanecer estáveis por longos períodos, a osteoartrite tem sido associada principalmente a danos na cartilagem articular. No estudo que segue analisaremos a eficácia do ozônio na redução da dor em pacientes com OA do joelho, de acordo com o tipo de intervenção e duração do efeito o ozônio alivia a dor das osteoartrites do joelho, como veremos a seguir.   

A fisiopatologia da OA mostra que altos níveis de citocinas pró-inflamatórias, incluindo interleucinas (IL-1β, IL-6, IL-18), bem como fator de necrose tumoral α (TNF-α), desencadeiam a degeneração da cartilagem aumentando o estresse oxidativo e a atividade das metaloproteases.

Enquanto isto, estudos realizados em modelos animais relataram que a aplicação de ozônio intra-articular, diminui os níveis de citocinas pró-inflamatórias e regula os níveis de estresse oxidativo no líquido sinovial, sem gerar danos na cartilagem. Além disso, estudos clínicos realizados em indivíduos diagnosticados com OA de joelho, relataram resultados semelhantes, e esses achados foram acompanhados por diminuição da dor e melhora da funcionalidade.

O objetivo do estudo de Arias-Vázquez et al. (2019) foi avaliar a eficácia da Ozonioterapia na redução da dor em pacientes com osteoartrite de joelho, de acordo com o tipo de intervenção e duração do efeito.

Para a meta-análise, foi realizada uma busca online nas bases de dados PUBMED, DIALNET, SCIELO, MEDIGRAPHIC e ISCO3. Apenas ensaios controlados randomizados que avaliaram a eficácia de infiltrações intra-articulares ou periarticulares com ozônio no tratamento da osteoartrite do joelho em humanos foram incluídos na análise.

Os autores observaram que o tratamento com ozônio teve um efeito terapêutico quando comparado com placebo ou outros tratamentos não invasivos. Não foram encontrados efeitos significativos a favor do tratamento com ozônio quando comparado com o uso de ácido hialurônico ou plasma rico em plaquetas. No entanto, o uso de ozônio teve um benefício significativo a curto prazo reduzindo a dor no joelho. Os benefícios do alívio da dor duraram entre 3 e 6 meses.

O ozônio intra-articular parece ter um efeito terapêutico semelhante à aplicação IA de corticosteróides em termos de duração. Em pacientes com OA de joelho, observou-se que os corticosteroides diminuem a dor em curto prazo (1 mês), entretanto, algumas desvantagens são mencionadas, como o provável efeito adverso na cartilagem articular devido à exposição repetida aos corticosteróides.

Os resultados obtidos por este estudo indicam que as infiltrações intra-articulares de ozônio podem ser utilizadas como um tratamento opcional eficaz para o manejo da dor relacionada à osteoartrite do joelho. Existem benefícios de efeito de curto prazo que atingem o pico em torno de 1 mês de tratamento, com um declínio gradual da eficácia após 3 a 6 meses, sugerindo a necessidade de mais sessões para um tratamento eficaz, o que leva a concluir que a aplicação de ozônio alivia a dor das osteoartrites do joelho, podendo ser adjuvante com outras terapias.    

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI 

Referência:

Arias-Vázquez PI, Tovilla-Zárate CA, Hernández-Díaz Y, González-Castro TB, Juárez-Rojop IE, López-Narváez ML, Bermudez-Ocaña DY, Barjau-Madrígal HA, Legorreta-Ramírez G. Short-Term Therapeutic Effects of Ozone in the Management of Pain in Knee Osteoarthritis: A Meta-Analysis. PM R. 2019 Aug;11(8):879-887. doi: 10.1002/pmrj.12088. 

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.