Ozonioterapia no tratamento de úlceras do pé diabético

Ozonioterapia no tratamento de ulceras do pe diabetico Philozon | Geradores de Ozônio

A úlcera do pé diabético é uma complicação comum em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 1 e 2, caracterizada por uma ferida de cicatrização difícil que pode apresentar necrose, devido a redução da circulação sanguínea no membro inferior. Esta condição, se não tratada corretamente, pode resultar em infecção e amputação do membro. Ozônio

Considerando o potencial terapêutico do ozônio como auxiliar em diversos tratamentos, o estudo de Batista et. al. (2021) tem como objetivo identificar os benefícios da ozonioterapia no tratamento de úlceras do pé diabético.
A metodologia do estudo consistiu em uma revisão de literatura realizada em bases de dados relevantes, como CINAHL, Cochrane Library, LILACS, PUBMED, SciELO, SCOPUS e Web of Science, no período de abril a maio de 2020. A partir disso, foram selecionados para análise 14 estudos primários com nível II de evidência.

Dessa forma, os resultados da análise identificaram 15 benefícios da ozonioterapia para o tratamento de úlceras nos pés diabéticos, com predomínio de aumento do tecido de granulação e intensificação no progresso do reparo tecidual, já que o ozônio é capaz de aumentar a expressão de proteínas do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), do fator de crescimento transformador beta (TGF-β) e do fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGF).
Além disso, a ozonioterapia também promoveu efeitos antissépticos, bactericidas, prevenção e inibição do estresse oxidativo, melhora da vascularização, melhora do controle glicêmico, além de relatos afirmando que houve redução da dor e do edema dos pacientes.

Os autores concluíram, a partir desta revisão, que a ozonioterapia é benéfica no tratamento de úlceras do pé diabético, devido as propriedades de reparação tecidual, aumento do tecido de granulação, efeitos antissépticos, prevenção do estresse oxidativo, melhora na dor e diminuição do risco de amputação e do tempo de hospitalização.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:
Batista FW, Araújo T, Sousa Albuquerque Brandão MG, Aguiar Ponte V. BENEFITS OF OZONE THERAPY IN THE TREATMENT OF FOOT ULCERS IN PEOPLE WITH DIABETES MELLITUS. ESTIMA [Internet]. 2021 Jul. 23 [cited 2023 May 5];19. Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1090

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *