fbpx

Ozonioterapia no tratamento de úlceras do pé diabético

Ozonioterapia no tratamento de úlceras do pé diabético

A úlcera do pé diabético é uma complicação comum em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 1 e 2, caracterizada por uma ferida de cicatrização difícil que pode apresentar necrose, devido a redução da circulação sanguínea no membro inferior. Esta condição, se não tratada corretamente, pode resultar em infecção e amputação do membro. Ozônio

Considerando o potencial terapêutico do ozônio como auxiliar em diversos tratamentos, o estudo de Batista et. al. (2021) tem como objetivo identificar os benefícios da ozonioterapia no tratamento de úlceras do pé diabético.
A metodologia do estudo consistiu em uma revisão de literatura realizada em bases de dados relevantes, como CINAHL, Cochrane Library, LILACS, PUBMED, SciELO, SCOPUS e Web of Science, no período de abril a maio de 2020. A partir disso, foram selecionados para análise 14 estudos primários com nível II de evidência.

Dessa forma, os resultados da análise identificaram 15 benefícios da ozonioterapia para o tratamento de úlceras nos pés diabéticos, com predomínio de aumento do tecido de granulação e intensificação no progresso do reparo tecidual, já que o ozônio é capaz de aumentar a expressão de proteínas do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), do fator de crescimento transformador beta (TGF-β) e do fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGF).
Além disso, a ozonioterapia também promoveu efeitos antissépticos, bactericidas, prevenção e inibição do estresse oxidativo, melhora da vascularização, melhora do controle glicêmico, além de relatos afirmando que houve redução da dor e do edema dos pacientes.

Os autores concluíram, a partir desta revisão, que a ozonioterapia é benéfica no tratamento de úlceras do pé diabético, devido as propriedades de reparação tecidual, aumento do tecido de granulação, efeitos antissépticos, prevenção do estresse oxidativo, melhora na dor e diminuição do risco de amputação e do tempo de hospitalização.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:
Batista FW, Araújo T, Sousa Albuquerque Brandão MG, Aguiar Ponte V. BENEFITS OF OZONE THERAPY IN THE TREATMENT OF FOOT ULCERS IN PEOPLE WITH DIABETES MELLITUS. ESTIMA [Internet]. 2021 Jul. 23 [cited 2023 May 5];19. Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1090

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.